Web TV como material de apoio aos alunos

Com as adversidades da atualidade e a modernização dos meios de comunicação, faz-se necessário a atualização de vários segmentos do mercado, a educação, como um dos principais motores da inovação e transformação social não podia ficar sem se atualizar. recentemente a inovação nas transmissões de vídeo pela internet permitem a criação de um sistema de web tv para aulas ao vivo, que seja abrangente para diversos públicos.

Uma Web TV é uma plataforma de transmissão de vídeos pela internet, que permite que os usuários assistam a conteúdos de vídeo online em tempo real, sem a necessidade de baixá-los previamente. Geralmente, as Web TVs oferecem programação ao vivo, como séries, filmes, programas de auditório, notícias, documentários e outros tipos de conteúdo audiovisual. Já com a segmentação de uma web tv para aulas ao vivo, é possível adaptar estes conteúdos para materiais pedagógicos para extensão da sala de aula, como, tutoria para auxílio nas atividades de casa e conteúdos recreativos.

Uma Web TV pode ser usada como material de apoio aos alunos e ser acessada de qualquer lugar do mundo, desde que se tenha uma conexão de internet adequada e um dispositivo com capacidade para reproduzir vídeos, como um computador, tablet, smartphone ou Smart TV. A Web TV tem se tornado cada vez mais popular, graças ao aumento da conectividade e à evolução tecnológica dos dispositivos móveis, que permitem que as pessoas assistam a vídeos em qualquer lugar e a qualquer hora.

O principal objetivo de um canal de TV educativa é contribuir para o desenvolvimento cognitivo, social e cultural dos estudantes. Por meio de um canal de web tv para aulas ao vivo, é possível transmitir programas e conteúdos educativos de alta qualidade, que complementam o ensino presencial e a distância e os programas transmitidos nesse canal devem ser planejados e produzidos por especialistas em educação, com o intuito de apresentar de forma atrativa e didática os temas que fazem parte do currículo escolar.

Existem várias instituições que possuem canais de web tv educativa. Alguns exemplos incluem:

  • Fundação Padre Anchieta – Que é responsável pela manutenção de diversos canais voltados a educação, com transmissões por meio da TV tradicional e via internet, alguns destes exemplos são:
    • TV Cultura – Canal da TV aberta e disponível online com foco em transmissão de Entretenimento, Arte e Jornalismo.
    • TV RÁ TIM BUM – Plataforma de assinatura com transmissão de programação infantil.
    • UNIVESP TV – É um canal de TV por radiofrequência que tem o objetivo de ampliar o acesso e expandir o ensino superior público gratuito de qualidade no Estado de São Paulo. Esse é o objetivo da 4ª Universidade Pública Paulista, a Univesp. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo oferece cursos de graduação nas áreas de Licenciatura em Ciências Naturais, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, entre outros.
  • USP TV – Tem a divulgação de seu conteúdo focada na publicação de podcast, artigos e eventos online com foco na transmissão por redes sociais como o YouTube.

Estes são somente alguns modelos de organizações que possuem canais de web tv educativa. Existem diversas outras instituições que apresentam conteúdo instrutivo de excelência em suas plataformas virtuais.

Com a elevação do consumo de conteúdo em streaming, a utilização de web tv para aulas ao vivo, surgem chances igualmente rentáveis de monetização. Nas web tv com foco em aulas ao vivo, mostram-se oportunidades de publicidade que podem ser:

Se você é um iniciante ou está curioso sobre o funcionamento, pré-requisitos e o público alvo de uma web tv para aulas ao vivo, há algumas coisas a se considerar.

Primeiramente, a transmissão do sinal de uma web tv é feita exclusivamente através de protocolos de internet. O criador ou administrador da web tv deve decidir se irá transmitir ao vivo a programação ou fazer upload de programas gravados para um serviço de hospedagem de vídeo na nuvem (que é um servidor especializado em armazenar e distribuir vídeos online) e organizá-los por meio do painel de controle do provedor. Depois de fazer essa escolha, o sinal de vídeo será disponibilizado em um player web que pode ser incorporado em sites e aplicativos.

[Web TV] 6 formas de criar uma Web TV

Os produtores de um canal de web tv com foco em aulas ao vivo precisam estar cientes de que é necessário desenvolver a programação e segmentar horários e dias em que a programação irá ao ar. Por isso, nos bastidores do canal, é preciso planejar quais programas serão exibidos, em quais horários, organizar a edição das programações e gerenciar a busca por novos anunciantes para garantir a manutenção das atividades.

Para saber mais como uma web tv pode auxiliar no ensino remoto veja este artigo.

Casal assistindo web tv juntos

Streaming para EaD – Streaming ensino a distância EaD

FAQ

Como engajar os alunos por meio da web TV educativa?

A manutenção da atenção da audiência para uma web tv educativa deve sempre se basear em conteúdos de relevância para o público alvo, interatividade entre os ambientes presenciais e online, renovação da programação.

Como produzir conteúdo de qualidade para web TV educativa?

Sempre devem ser apostados em conteúdos de qualidade, revisados por um corpo docente e técnico, para garantir a veracidade das informações transmitidas e garantir uma melhor experiência para o público alvo.

Categories: Web TV para Ensino
Leave a comment