Versatilidade do EAD: Entenda como o ensino a distancia pode ser utilizado em qualquer segmento

Versatilidade do ensino a distância: Entenda como o EAD pode ser utilizado em qualquer segmento

O EAD, impulsionado pela pandemia do novo corona vírus, veio para ficar.

É inegável as melhorias que o ensino remoto trouxe a quem o adotou em 2020. Mas se engana quem acha que o ead (ensino a distância) se limita a universidades. Cada vez mais essa estratégia educacional tem ganhado espaço em outras esferas, antes nunca imaginadas.

É sobre esses usos diversos e amplos do ensino a distância que comentaremos hoje neste artigo.

Fique conosco e entenda os variados usos que uma plataforma ead pode ter.

Relembrando o que é EAD

EAD – Ou – Ensino a distância possui uma conceituação bem simples. Nada mais é que a adaptação do ensino presencial a fatores tecnológicos que permitem um vínculo comunicativo entre docentes e discentes. Complicado? Que nada!

O ensino a distância é uma forma de se distribuir conhecimento no formato online. Essa estratégia de educação já existe há décadas, e por muito tempo funcionou com um sistema baseado em correspondência. Com o advento da internet e com a popularização de computadores pessoais, as possibilidades da educação a distância foram ampliadas e consolidadas na sociedade.

Assim, chegamos em 2020, ano marcado por uma pandemia que nos obrigou a realizar o distanciamento social. E o ensino remoto (ead) foi essencial para que escolas, instituições educacionais e cursos livres continuassem seus ofícios durante essa fase sombria do mundo.

Dentro de uma plataforma EAD, o aluno assiste às aulas por meio da internet, hoje em dia, podendo utilizar computadores, tablets e até mesmo smartphones. Não há uma interação presencial entre aluno e professor, mas, atualmente, existem diversas tecnologias pensadas exatamente para o ensino a distância que ajudam a suprir essa falta de interação “cara-a-cara”.

Além disso, no ambiente virtual também é possível realizar avaliações, sanar dúvidas, fazer exercícios e muito mais, assim como é feito na educação chamada de tradicional.

Por causa de suas características, juntamente com as características da própria internet, o ensino a distância no Brasil vive um grande momento de expansão. Por isso, entender o que é EAD, seus aspectos e suas vantagens podem te ajudar a investir de vez nesse mercado e trabalhar ajudando pessoas a realizarem seus sonhos.

Versatilidade do ensino a distância

EAD Corporativo

As empresas têm buscado constantemente novas formas de se destacarem e oferecer diferenciais competitivos aos seus clientes. Uma boa opção pode ser investir em EAD corporativo.

Como você já deve saber, os funcionários da empresa são fundamentais para o sucesso da organização. Afinal, é por meio do trabalho deles que a empresa consegue alcançar seus objetivos e atender melhor seus clientes.

Portanto, oferecer cursos e treinamentos online para os empregados pode ser uma ótima opção para melhorar sua mão de obra e conseguir resultados ainda mais satisfatórios.

Existem treinamentos que exigem a presença do empregado. No caso de cursos que estejam mais relacionados com a interação entre as pessoas, como uma oficina de falar em público, por exemplo, é mais indicado realizar um treinamento presencial.

Já para treinamentos que estejam ligados a determinadas áreas do conhecimento ou a práticas que melhoram a rotina de trabalho será mais indicado utilizar uma plataforma de EAD.

Ainda, existe a possibilidade de oferecer os dois formatos aos empregados, o chamado blended learning, que utiliza as duas modalidades para potencializar os resultados do treinamento.

O mais importante de tudo é ter bem definido o objetivo do treinamento e os resultados que a empresa pretende obter ao oferecê-lo aos colaboradores.

Cursos livres

Quando o assunto é ganhar dinheiro na internet, os cursos digitais são a grande tendência.

Para monetizar este conteúdo, é imprescindível disponibilizá-lo no canal certo. Ou seja, um site com infraestrutura e recursos para o compartilhamento de vídeo aulas: a plataforma de cursos online.

Ao usar este modelo de site de cursos para aderir ao mercado EaD, você poderá fazer o upload do seu conteúdo diretamente na própria plataforma. Além disso, poderá explorar todos os formatos que quiser para maximizar a experiência dos alunos: vídeos, transmissões ao vivo, podcasts, e-books e até fóruns de discussão.

EAD Ao vivo

Quando se conhece as oportunidades do ensino a distância, vemos que aulas ao vivo podem ser uma grande oportunidade, afinal com uma interação em tempo real é bem difícil disfarçar interesse ou ficar cansado.

Entretanto, com aulas gravadas é possível que essas e outras situações, como deixar o cachorro na frente do monitor enquanto o vídeo passa, aconteçam.

Na aula ao vivo o professor está ensinando o conteúdo naquele exato momento. É como se ele estivesse na sala de aula, com a diferença que o contato ocorre por meio de uma câmera e um computador.

É possível que o professor responda às dúvidas dos alunos no momento em que elas surgirem e que os alunos interajam.

Na aula gravada do EAD, que foi preparada há algum tempo, a pessoa apenas vai ver um vídeo com o qual não pode interagir.

A aula ao vivo é mais interessante se comparada ao EAD, pois permite uma aprendizagem mais completa, interativa e atualizada. Para quem deseja estudar à distância é importante levar essas informações em consideração antes de escolher uma plataforma EAD para o seu projeto.

EAD + VOD (Ensino a distância + vídeo sob demanda)

Ao estabelecer um ensino remoto, todos os seus conteúdos serão disponibilizados aos alunos, de forma ao vivo ou gravada. Mas por que não utilizar esses mesmos conteúdos mais de uma vez?

Ao produzir conteúdos atemporais (aqueles que levam mais tempo para ficarem obsoletos) você poderá inseri-los em uma plataforma de VOD. Nesta plataforma você poderá vender o acesso a esses conteúdos de forma vitalícia.

Assim, um mesmo conteúdo transmitido e produzido somente uma vez, poderá gerar monetização enquanto estiver disponível em sua placa de vídeo sob demanda. Isso fará com que seus conteúdos tenham um custo de produção muito baixo, se comparado aos rendimentos que proporcionam.

Categories: Ensino Remoto Futuro da Educação Plataforma EAD