Como garantir segurança na plataforma EAD

segurança plataforma ead

Quando uma instituição de ensino ou curso on-line cria sua plataforma de ensino à distância, ela busca por um espaço que tenha a autenticidade da sua marca, seja eficiente e de fácil acesso para seus alunos. Mas algo tão, ou mais importante quanto, é ter segurança na plataforma EAD. Afinal, se trata de um ambiente que é como se fosse uma sala de aula, porém virtual. 

O caso Zoom, por exemplo, chocou diversas pessoas quando os usuários tiveram seus dados vazados e os acessos liberados. Aquelas pessoas que já possuíam um certo receio de aplicativos de videoconferência ficaram ainda mais desconfiadas. O fato ocorreu no início da pandemia, o uso das plataformas virtuais ainda era novidade para muitas pessoas. O Zoom também foi descoberto neste período. Os responsáveis pela empresa, inclusive, tiveram muito que explicar sobre esse erro. E reparar esse ocorrido, com certeza, não foi uma tarefa fácil.

Além disso, é preciso garantir que o seu material não seja compartilhado sem permissão na internet. Existe até quem venda cursos pirata por um valor bem menor do que o autor do conteúdo. Afinal, baixar um vídeo de terceiros é muito mais simples, e barato, do que produzir as próprias videoaulas. 

Por isso, é importante ter uma plataforma EAD segura para sua instituição. Mas como garantir esse item fundamental? Vamos te contar neste artigo.  

Bloqueie o compartilhamento de login 

Além de um espaço personalizado com a identidade da sua marca, seus alunos terão toda a segurança necessária com um login próprio. Já existem bloqueadores para logins simultâneos ou suspeitos nas melhores plataformas EAD. Ou seja, se houver alguma tentativa de hackeamento ou invasão para coleta de dados, serão barrados. 

Isso também bloqueia o compartilhamento de logins entre amigos, o que eleva a lucratividade do seu curso. Dessa forma, cada pessoa que quiser fazer seu curso terá que arcar com os devidos investimentos. Nada mais justo, afinal, você empregou, tempo, dinheiro e conhecimento para deixar tudo com a máxima qualidade possível. 

Captura de tela segura

Mostrar quem fez a captura de tela é um método excelente. Afinal, muitas imagens são usadas sem autorização do autor por causa de capturas de telas feitas sem permissão. Numa plataforma EAD, é necessário atenção até nesses detalhes. Por isso, quando se mostra quem fez um screenshot é muito mais seguro para toda a classe ter certeza de que as imagens das videoaulas estão sendo utilizadas com seriedade. 

No caso de capturas de telas em algum slide de um arquivo, os professores terão toda a noção de que os alunos só estão capturando a imagem para ter depois, eles saberão que foi feito com essa intenção. Mas se houver uma tentativa de screenshot sem permissões e para demais finalidades, será mostrado pela segurança de todos. 

Assim, se evita o pirateamento e a divulgação de dados. Todos os conteúdos ficarão seguros caso haja suspeita de algum screenshot. Mas, tudo isso será orientado para os alunos para que fiquem cientes que se trata de uma ação que promove mais segurança para todos. 

Bloqueadores de plugins de Download 

Isso pode acontecer não só em aplicativos e plataformas EAD, mas por toda a internet. E já que buscamos por segurança em nossas aulas on-line, nada melhor do que bloqueadores de plugins ou programas de download. Também é possível impedir que um vídeo seja baixado em um site externo. 

Esse recurso vai garantir muito mais segurança dos seus conteúdos contra a pirataria. Ainda hoje, temos muitos exemplos de ideias sendo copiadas por causa dessa falta de segurança nas plataformas de streaming. Os bloqueadores estão ali para isso. Impedir que os conteúdos exclusivos da sua instituição sejam “roubartilhados” com maldade para quem só deseja piratear. E o pior, lucrar sem se esforçar tanto quanto você. 

Numa plataforma EAD que tem segurança eficaz, os bloqueadores não permitem que esses plugins de download caiam nas mãos de pessoas com más intenções. Assim, você poderá ficar muito tranquilo, pois seus conteúdos estão protegidos e livres de qualquer tentativa de cópia. Afinal, é um ambiente com diversas pessoas, diversos dados diferentes, e conteúdos que estão sendo gravados com esforço e dedicação, então a segurança precisa estar em primeiro lugar. 

Controle de views por aula 

Esse é um recurso excelente para que os professores tenham controle de quantas pessoas estão em aula. Além de saber quem está presente por meio desses views, também é possível limitar para que apenas a quantidade de pessoas da turma tenham acesso. Dessa forma, nenhuma tentativa de invasão terá sucesso. 

Por exemplo, se a sua turma possui uma quantidade exata de alunos, você pode limitar aquele conteúdo apenas para esse número de pessoas. Nenhuma pessoa a mais terá acesso e você saberá se está tudo nos conformes, se os números de views estão batendo com a quantidade de alunos. 

Preparando sua escola para a educação do futuro 

A educação do futuro já é realidade e o ensino à distância promete ficar. Essa tendência está crescendo e evoluindo cada vez mais em suas tecnologias. Ter uma plataforma EAD com a segurança necessária para seu público é fundamental para garantir a todos mais confiança em sua empresa. 

Afinal, estamos falando de uma educação virtual, onde tudo vem de forma diferente e é novidade para muitas pessoas. Portanto, em primeiro lugar, é preciso pensar na segurança de seus alunos e da sua instituição. Isso garante mais seriedade da sua empresa perante o mercado, evita diversos transtornos, prejuízos financeiros e eleva a reputação da sua marca. Investindo numa plataforma EAD segura você só tem a ganhar. 

Infelizmente, a pirataria ainda é muito comum. Não é justo que uma pessoa crie conteúdos exclusivos para seus alunos, às vezes até uma metodologia nova de ensino, para ser pirateado depois, não é mesmo? Ainda acontece, mas dá para dificultar bastante. Por isso, quanto mais segurança a sua plataforma de ensino oferecer, mais chances de dar super certo entre o seu público e garantir mais sucesso para você e sua equipe. 

Então, não corra o risco. Nós indicamos a Nochalks que possui todos os recursos de segurança citados acima, garantindo aos seus clientes a segurança necessária para ministrar seus cursos a distância. 

A segurança, inclusive, foi testada por especialistas que ajudaram na criação e por clientes do mundo todo. 

São muitos benefícios em um só lugar, pois além de toda a segurança repassada, existem itens essenciais para deixar sua plataforma EAD com um diferencial no mercado. 

Vale a pena conhecer, acesse! 

Categories: Plataforma EAD Segurança
Leave a comment