Gatilho intelectual em marketing: como funciona?

Gatilho intelectual em marketing é uma estratégia de escrituração mercantil criativa para ilustrar leads e estimular modificação. É uma técnica de copywriting corriqueiro em diversos segmentos de mercado. 

Gostou? Confira mais artigos completos AQUI.

Em resenha, são técnicas que estimulam as emoções dos leitores para exortar qualquer tomada de decisão. O conceito nasceu na psicologia, porém foi em marketing, gatilho intelectual se tornou palavra de sentido parecido de advertência. 

Neste artigo, vamos entregar o que é gatilho intelectual em marketing, como utilizá-lo e quais são os principais. 

O que é gatilho intelectual em marketing 

Resumindo, é um motor que o cérebro recebe na momento de ingerir uma decisão e que pode influenciá-la. O gatilho intelectual em marketing digital é presente especialmente em textos de redes sociais, sites, campanhas de e-mail marketing, entre outros materiais semelhantes. 

O conceito nasceu como picada intelectual e foi estudado por Robert Cialdini, conhecido psicólogo norte-americano que é apontado como “o paraninfo da influência”. 

Ele é escritor do livro As armas da Advertência, uma das principais obras sobre a questão. Ele minúcia os atalhos mentais como técnicas para ingerir decisões mais acelerado. 

Em resenha, em alguns momentos o cérebro humano simplifica algumas informações para ingerir uma decisão mais acelerada. 

Por exemplo, se você vai em uma empresa e encontra um produto com preço bastante abaixo de concorrentes que aparentam ter o mesmo valor, pode julgar que o produto possui uma coisa de errado por encontrar-se custando bastante pouco. Ou o contrário: se é mais caro, precisa ser especial e ter mais valor. 

Esses são atalhos mentais – é improvável definir o valor de um produto apenas a começar por uma tromba de preço, porém aproximadamente inconscientemente fazemos este senso de valor. Os atalhos mentais funcionam principalmente dessa maneira. 

VOCÊ SABIA QUE PODE TER SUA PRÓPRIA PLATAFORMA DE HOSPEDAGEM DE VÍDEOS LIVRE DE DIREITOS AUTORAIS? CONFIRA AQUI.

A partir daí, foi originado o conceito de gatilho intelectual em marketing. Profissionais do setor descobriram que, por meio do artigo ou da fala, é possível estimular estes atalhos para ressurgir uma mensagem mais persuasiva. 

Esses textos são os “gatilhos” que estimulam a modificação. 

Visto que gatilho intelectual em marketing funciona 

Gatilhos mentais frequentemente exploram o discurso inconteste ou a emoção da atenção, para a partir daí estimular a tomada de decisão. 

Geralmente, no momento em que indivíduo compra um produto ( seja ele digital ou não ), pretende solucionar uma dificuldade ou pretende fruir uma época sobressalente. 

Dessa maneira, gatilho intelectual em marketing é uma forma de controlar exatamente esses processos: apresenta o valor de uma lembrança; pleito fobia de desposar uma época sobressalente; aspecto que outras indivíduos já conseguiram solucionar o dificuldade e dessa maneira vai. 

Dessa forma é fundamental saber bem o seu público-alvo, para saber quais tipos de complicações eles desejam solucionar e quais são as espera deles em relação ao seus itens. Dessa maneira, você pode ilustrar com mais qualidade. 

Por exemplo: a Black Friday produz toda uma sentença de promoções exclusivas e de ofertas imperdíveis. Vários gatilhos mentais são usados em campanhas desse tipo para encantar os indecisos. 

Principais gatilhos mentais em marketing 

Gatilho intelectual em marketing é um mote absoluto, já que há diversos que são capazes de ser “apertados” – alguns até ao mesmo tempo. Veja os mais comuns – além destes, há mais que você pode utilizar! 

Curso grátis: Como criar streaming de vídeo ao vivo

Avareza 

A fobia é uma das principais emoções que afetam a decisão de compra, juntamente com a usura pelo ganho e o recurso para a coerência. A avareza tem influência exatamente no cisma de desposar uma grande época. 

Então, é mais utilizado para linguagem de uma oferta que já está aproximadamente no fim, no momento em que faltam poucas vagas para encerrar a massa de um curso na internet e dessa maneira por diante. 

Exemplos de utilização: 

  • Restam poucas unidades… 
  • Faltam poucas vagas para encerrar a massa … 
  • Esta é a minha última massa no ano… 
  • Tenho uma lembrança sui generis para os 10 primeiros… 
  • Apenas agora você pode conquistar … 

Necessidade 

Parecida com a avareza, porém se refere especialmente ao tempo. Este gatilho intelectual de marketing demanda realizar o leitor ingerir uma decisão de imediato. Afinal de contas, se deixar para em seguida, pode ser que ele se perca em meio ao grande volume de informações da rede formal e não volte para concluir a compra. 

Exemplos de utilização: 

  • Somente ao longo da pré-venda… 
  • Época sui generis de emissão … 
  • É apenas hoje … 
  • Lembrança válida somente para o final de semana… 

Novidade 

Os indivíduos naturalmente gostam de novidades. Desejam estar por dentro das tendências, saber quais novas vagas são capazes de obter e quais são as melhores formas de resolver suas dores. Dessa forma, publicar itens como grandes novidades costumam ter bons resultados. 

Apenas para ilustrar: pode ser uma melhoria no melódico de um curso, uma nova versão de um produto digital, uma conquista sobressalente da empresa, entre outras capacidades. Similarmente são capazes de ser usados para enfatizar as vantagens de qualquer saída. 

Exemplos de utilização: 

  • Mais acelerado / mais efetivo … 
  • Pela primeira vez … 
  • De modo algum antes … 
  • Inédito … 

Curiosidade 

O cidadão é estimulado por classe. Dessa forma, realizar suspense em relação a uma lembrança ou emissão pode ser uma excelente estratégia para encantar a atenção para o seu produto digital. Não obstante, é fundamental ingerir atenção com os exageros – afinal de contas, se você fizer suspense toda vez, acaba perdendo o valor por se ressurgir corriqueiro. 

Exemplos de utilização: 

  • A chave para … 
  • Esta informação pouco conhecida mudou minhas vendas… 
  • Poucas pessoas têm acesso a esta … 
  • A verdadeira razão para … 

Prova formal 

Às pessoas valorizam a avaliação das outras no momento de ingerir decisões, dessa forma, a prova formal é bastante poderosa como gatilho intelectual em marketing. Significa mostrar que outras pessoas confiam em você e nos seus itens. Isso pode ser realizado a partir de depoimentos de clientes satisfeitos ou exibindo-se a porção de vendas, por exemplo.

Todas as funcionalidades e ferramentas que o seu projeto precisa, você encontra em uma plataforma EAD completa e segura como a Nochalks!

Categories: Plataforma EAD Vender cursos
Leave a comment