Como ter um canal de web tv com aulas ao vivo?

À medida que a competitividade entre os mercados e plataformas aumenta devido ao avanço dos meios de comunicação, observamos que algumas formas de divulgação online ganham maior engajamento que outras. Recentemente observamos um aumento no engajamento de transmissões online e a segmentação de web tv com aulas ao vivo, vem ganhando mais engajamento e visibilidade.

Uma Web TV é uma plataforma de transmissão de vídeos pela internet que permite assistir a conteúdo em tempo real, sem precisar baixá-los. Ela oferece programação ao vivo, como séries, filmes, programas de auditório, notícias, documentários e outros conteúdos audiovisuais. A segmentação de uma web tv com aulas ao vivo, possibilita adaptar esses conteúdos para materiais pedagógicos, tutoria, auxílio nas atividades de casa e conteúdos recreativos.

Uma das necessidades de se ter um canal de  web tv a possibilidade de disponibilizar o acesso de qualquer lugar do mundo com uma conexão de internet adequada e um dispositivo que possa reproduzir vídeos. 

O principal objetivo de uma web tv educativa é contribuir para o desenvolvimento cognitivo, social e cultural dos estudantes, com a transmissão de programas e conteúdos educativos de alta qualidade.

Temos exemplos de casos bem sucedidos de transmissão de aulas ao vivo:

  • TV Unesp – É uma web tv da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, que oferece uma programação de temas voltados para educação, cultura, tecnologia, ciência,arte e etc.
  • USP TV – Tem a divulgação de seu conteúdo focada na publicação de podcast, artigos e eventos online com foco na transmissão por redes sociais como o YouTube.

Durante a realização de programas ao vivo, como a de web tv com aulas ao vivo, é possível inserir ferramentas de monetização que podem serem convertidas para o custeio do projeto e como fonte de renda. abaixo citamos algumas das estratégias mais utilizadas:

  • Anúncios em banners dentro do player da web tv.
  • Anúncios gerados automaticamente com uso de sistemas como o Google AdSense e o Gerenciador de Anúncios da Meta (Facebook). Onde será possível incorporar em áreas estratégicas da página de seu site ou aplicativos os locais onde os anúncios serão exibidos.
  • Patrocínio direto durante a live. É possível buscar patrocínio de empresas ou instituições que tenham afinidade com o tema da transmissão. Os meios da divulgação destes anúncios podem ser de formas diferentes, como exibição de seus logotipos durante a transmissão, anúncio direto de um produto ou até mesmo na concessão de uma parte do tempo da live para a exibição de uma demonstração.

De forma geral, todo projeto educacional que, tem como premissa a distribuição de conteúdo, pode ser adaptado para o modelo de uma web tv com aulas ao vivo. Alguns passos e requisitos que podem ser seguidos seriam:

  • Análise dos equipamentos para a transmissão ao vivo, computadores, câmeras, microfones e cenário para a transmissão ao vivo.
  • Roteiro com os temas e assuntos que serão seguidos: planejamento do conteúdo pedagógico, momentos de trocas de apresentadores e inserção de material de merchandising.
  • Seleção da equipe, que  fará os papéis apresentação, equipe de transmissão (que pode ser uma pessoa para operação das câmeras e uma para os cortes, ou a mesma pessoa desempenhar as duas funções).
  • Apoio técnico, que fará a checagem dos equipamentos e verificará eventuais problemas durante a execução da transmissão ao vivo.
Casal assistindo web tv juntos

FAQ

Quais são os equipamentos necessários para ter um canal de web tv com aulas ao vivo?

Para iniciar um canal de web tv com aulas ao vivo, é necessário fazer uma pesquisa com os temas que serão abordados, ter uma câmera de vídeo, um microfone de qualidade, um computador ou notebook com conexão de internet de alta velocidade, preferencialmente com um link por fibra óptica e conexão conexão do modem ao PC com cabo de rede e um software de transmissão ao vivo, como o OBS Studio ou o VMix.

Como atrair espectadores para o meu canal de web TV com aulas ao vivo?

Para maximizar a descoberta e abrangência de sua web tv podem ser traçados algumas estratégias de divulgação, como prezar por criar conteúdo de qualidade e promovê-lo nas redes sociais, em fóruns de discussão, quando disponível investir em anúncios online  e na divulgação orgânica da audiência. Além disso, é importante criar um cronograma de transmissões consistente para fidelizar seu público e para que saibam quando e onde podem esperar novos conteúdos. O engajamento com o público durante as transmissões também é fundamental para aumentar a audiência.

Categories: Web TV para Ensino
Leave a comment