Como a web tv pode auxiliar no ensino remoto?

A busca por conteúdos educacionais nunca esteve mais em alta. Vamos abordar neste artigo a modalidade de Web TV para Ensino Remoto, como é seu método de transmissão, público alvo, formas de monetização e pré-requisitos para utilização.

A WebTV é uma modalidade de virtualização e transmissão via internet dos canais de TV aberta ou por assinatura, que possuem seu sinal transmitido tradicionalmente por ondas de radiofrequência, cabeamento coaxial, fibra óptica ou sinal de satélite. Neste sistema os canais possuem uma transmissão linear, ou seja, tem uma grade única de transmissão e os programas como jornais, talkshow, esporte, anunciantes e programas educativos, são transmitidos, com seus horários programados.

Diferentemente da programação tradicional de TV, que são assistidas por aparelhos televisores, as WebTV tem uma permeabilidade mais variada, sendo compatíveis com smartphones, computadores de mesa, notebooks e smarttv.

Para o ensino remoto, temos diversos exemplos de sucesso no Brasil de canais de TV que transmitem uma programação com horários dedicados ou até mesmo integral para a educação e ensino remoto. O ensino remoto é baseado na prática de ter um professor ou apresentadores/atores devidamente capacitados que ministram um conteúdo didático, seguindo uma bibliografia de ensino com livros didáticos, apostilas e/ou artigos científicos.

Alguns exemplos são:

  • Telecurso 2000, programa criado com a associação Canal Futura, a Fundação Roberto Marinho, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
  • TV Cultura – Canal brasileiro com programação voltada para educação e cultura.
  • TV Escola – Canal brasileiro com programação voltada para educação, com aulas e documentários.

TV e Web TV para o ensino remoto, podem ser utilizadas para divulgação de coteúdo de entretenimento, nivelamento escolar ou até mesmo a aquisição de certificados de graduação, como o Telecurso 2000 que desde 2001 tem um currículo de referência para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Historicamente no Brasil, o ensino remoto é utilizado por crianças, jovens e adultos que tiveram alguma interrupção escolar devido a problemas sociais, por distância ou falta de transporte. Mas nos últimos anos, devido à recente pandemia de coronavírus, os números e o alcance do ensino remoto foram maximizados.

O que levou a população a voltar os olhos para modelos de ensino que vão além do presencial, trazendo oportunidades de crescimento de cursos online e Web TV para o ensino remoto.

Com o aumento do consumo de conteúdo em streaming, surgem também novas oportunidades de monetização. Nas web tv para ensino remoto, surgem oportunidades de anúncios que podem ser inseridos como:

Streaming para EaD – Streaming ensino a distância EaD

Para quem é iniciante ou está se perguntando como é o funcionamento, pré-requisitos e para quem é uma web tv para ensino remoto.

Temos que a transmissão do sinal de uma web tv é realizada exclusivamente via protocolos de internet. Onde o criador/administrador da web tv irá decidir entre transmitir ao vivo a programação ou fazer o upload dos programas gravados para a nuvem de hospedagem dos vídeos (servidores especializados em armazenar e distribuir vídeo online) e organizá-los pelo painel web do provedor, após esta escolha,o sinal de vídeos será disponibilizado em uma player web que será incorporado em websites e aplicativos.

Os produtores de um canal de web tv tem de ter em mente que é necessário realizar o desenvolvimento da programação e a segmentação dos horários e dias que aquela programação irá entrar ao ar. Então no backstage do canal é necessário planejar os programas e quais horários serão publicados, planejar e organizar a edição das programações e também gerenciar a busca de novos anunciantes para a manutenção da programação.

Player de Stream – Conheça todos os recursos do Jmv Player

Grupo de amigos assistindo web tv

FAQ

Como eu faço para começar uma Web TV para ensino remoto?

Para iniciar uma web tv de ensino remoto, primeiramente é necessário definir o nicho de atuação, qual ou quais fases de ensino serão abordadas, definir uma previsão com os maiores horários de audiência baseada no seu público alvo e por fim definir os meios de transmissão (site proprio, redes sociais e ect.)

Quais conteúdos exibir em uma web tv para ensino remoto?

Existem várias formas de conseguir produzir conteúdos para web tvs voltadas para ensino, como utilizar a base curricular do seu nicho de atuação (ensino básico, ensino médio, ensino técnico ou concursos), para então desenvolver com os apresentadores/professores uma grade de horários com a exposição teórica dos temas. Outro método de aquisição de conteúdo é a aquisição de videoaulas em domínio público ou sem direitos autorais.

Categories: Ensino Remoto
Leave a comment