3 ETAPAS A SEGUIR PARA REALIZAR UMA VIDEOAULA DE ÊXITO

Você sabia que 8 em cada 10 indivíduos aprendem mais acelerado a partir de estímulos audiovisuais? 

Já vimos aqui em nosso diário online que cada vez mais os vídeos são recursos usados na pedagogia a distância, uma vez que potencializam a aprendizagem de maneira criativa e execução, além de reforçar a angariação por parte da atenção. 

Gostou? Confira mais artigos completos AQUI.

De acordo com pesquisas, 86% dos usuários da internet assistem a vídeos na internet. Ou seja, já há uma grande intimidade do público com este tipo de conteúdo, o que reforça o quanto essa ferramenta pode ajudar na transmissão do entendimento. 

Porém para que este tipo de conteúdo seja originado com qualidade e eficiência, é fundamental colocar em execução algumas eras. Neste post, listamos as 03 eras que serão fundamentais para o sucesso da sua video aula: Pré-Produção, Fabricação e Pós-Produção. 

# Etapa 1: Pré-Produção (Vamos julgar um pouco!) 

Uma das eras mais essenciais para realizar um bom material audiovisual de um curso na internet é planejar, definir e relacionar os conteúdos das aulas. 

Para isto, é esquisito que cada vídeo tenha uma duração de 5 a 15 minutos, em formato de microaulas, que é o tempo médio que o colegial se manterá, verdadeiramente, concentrado na informação que você está passando. 

“ Indispor a aprendizagem em pequenos estágios favorece não somente o noviciado do colegial, mas similarmente a gravação do conteúdo.” 

VOCÊ SABIA QUE PODE TER SUA PRÓPRIA PLATAFORMA DE HOSPEDAGEM DE VÍDEOS LIVRE DE DIREITOS AUTORAIS? CONFIRA AQUI.

O ideal para o EAD é que essas videoaulas componham os módulos do seu curso, simultaneamente, com materiais de mais formatos, como por exemplo, slides, PDFs, links de texto complementares e avaliações. 

Tendo marcado o conteúdo de cada videoaula e como elas irão ajudar para o seu curso, é necessário adotar o formato e os recursos que serão usados na gravação. 

O formato é marcado de acordo com a forma como o conteúdo será emitido. Você pode gravar usando o teleprompter, um equipamento acoplado à câmera que exibe o artigo a ser erudito, explanando dessa maneira a questão de cada videoaula. Nesse caso, você necessita ter casa em correlação ao artigo e linguagem com modéstia, de maneira que não fique estafante. 

Outra orientação é fazer uma apresentação com slides e usá-la como ajuda ao longo da gravação. Você pode também usar um computador para atuar mutuamente com o conteúdo e agravar as telas, colocando-a em partes do vídeo, ou até mesmo usar um quadro branco para escrever os principais tópicos do conteúdo. 

Um outro ponto da pré-produção é a escolha do local de gravação. A sua videoaula será gravada em um gabinete próprio ou você irá admitir uma empresa especializada? O esfera do vídeo será atualidade ou virtual, usando o chroma key, aquele conhecido fundo verde? 

Com isto marcado, você necessita partir para o essencial: colocar no papel o conteúdo que irá para o vídeo. Não é preciso fazer um regulamento com todas as informações que serão ditas no momento da gravação. Até visto que, na maioria das vezes, enquanto instrutor, você já possui o esfera do questão e fala naturalmente sobre o assunto que será atacado. 

Curso grátis: Como criar streaming de vídeo ao vivo

Nesse caso, você pode aprimorar um prova com os tópicos e subtópicos a serem explicados na videoaula, de maneira que ele sirva como um pioneiro para a apresentação das informações. O fundamental é que o conteúdo seja passado em formato de micro aulas, obedecendo a fraqueza de 15 minutos de vídeo. 

Porém se você não se sente à vontade para gravar sem ler ou acha que irá desposar a série de discurso, nós aconselhamos que você elabore um script, acomodando todo o artigo que será mencionado na videoaula. 

É muita informação, não é mesmo? 

Porém essa etapa de planejamento é de fato a mais demorada e similarmente a mais fundamental para que a sua videoaula seja bem estruturada e objetiva. Com essas informações em mãos, podemos superar para a próxima etapa. 

# Etapa 2: Fabricação (É momento do show!) 

Com tudo hábil e marcado, é o momento de você colocar em execução, chegou o hora da gravação. E para que dê tudo certamente, não podemos deixar de te permitir algumas dicas: 

Tire um tempinho antes da gravação para reformular o regulamento planejado na pré-produção. Dessa maneira, você poderá fixar o conteúdo e evitar equívocos, falando até com uma maior modéstia em frente às câmeras.

 Não necessita estar escrito no regulamento, porém nos primeiros minutos da sua videoaula, você precisa contextualizar o colegial, revisando o que foi mencionado na classe frontal, se for o caso, e realizar um resenha que será atacado na videoaula em demanda. No fim do vídeo, é fundamental realizar um link com o que está por vir, informando os principais pontos que serão abordados na próxima classe do curso.

Todas as funcionalidades e ferramentas que o seu projeto precisa, você encontra em uma plataforma EAD completa e segura como a Nochalks!

Categories: Futuro da Educação Plataforma EAD
Leave a comment