12 FERRAMENTAS GRATUITAS PARA REALIZAR CURSOS NA INTERNET

Se você é instrutor e pretende fazer cursos na internet, porém não tem competências nem sequer orçamento para obter aplicativo proprietário, possuímos algumas dicas valiosas de ferramentas que vão te auxiliar na dinamização das atividades de aprendizagem de modo a apurar o conteúdo, garantir qualidade e um melhor noviciado. 

A forma como as indivíduos consomem informações hoje mudou e isto não seria distinto no meio educativo. Possuímos verificado um desenvolvimento surpreendentemente acelerado da espécie de treino na internet e de modo consequente na abundância da utilização de plataformas e-learning não apenas por escolas e universidades, porém similarmente por empresas por meio do grande crescimento da demanda por cursos na internet e de treinamentos corporativos. 

Este novo esfera educativo gerou uma urgência até por isso não sentida nos profissionais do setor: a urgência de realizar conteúdos para cursos na internet, ou e-learning. Neste ponto, é preciso clarejar que cursos na internet não se delimitam a disposição de material educativo petição instrucional, os chamados “tutoriais”, a partir de um recurso eletrônico de tecnologia de informação, porém se caracterizam por um conjunto de atividades de treino e aprendizagem ativa, participativa e colaborativa. 

Ferramentas para autoria de conteúdo e-learning 

Ter um conteúdo de qualidade e bem estruturado é primordial para atingir a atenção de seus alunos. Porém, sabemos que nem sempre é simples conseguir permitir entusiasmo e torná-los atrativos e cativantes, além da falta de tempo para realizar a bagatela. Dessa forma, o utilização de ferramentas de autoria de conteúdo e-learning são capazes de modificar sua maneira de multar, contribuindo a apurar o seu trabalho e permitir prontidão à sua fabricação de conteúdo. 

#1. Sway 

Um aplicativo digital da Microsoft que permite a obra de apresentações para a rede de forma ágil e execução. Derivando a série rede, além do foco em apresentações na internet, o conteúdo do Sway é hábil para se acertar a dispositivos diversos, especificamente smartphones e tablets. Disponibiliza templates e teses que se aplicam ao artigo maquinalmente, permite o compartilhamento e ajuda por meio do link em sincronismo na anuviamento. 

#2. Canva 

Simples de usar é uma ferramenta na internet e gratuita de obra de conteúdos gráficos assemelhando-se com o Photoshop. Com ela você pode fazer e-books, infográficos e bastante mais. Se quiser saber um pouco mais essa ferramenta é só clicar aqui. 

#3. eXelearning 

Uma ferramenta de escritor, que permite depressa e sem competências técnicas, montar um curso de e-learning em HTML e disponibilizá-lo numa palco (LMS), num complacente Rede ou até num DISCO. 

#4. SlideShare 

Site de compartilhamento de apresentações de PowerPoint. Oferece a eventualidade de adicionar vídeos do YouTube entre os slides. 

Ferramentas para obra de videoaulas e tutoriais 

Pesquisas mostram que o uso de conteúdos que contenham vídeos tem maior assistência, uma vez que exigem pouca força para entender as informações e despertam maior ambição, dessa forma o utilização deste formato de material como parte de seu curso é uma estratégia assertiva que protege a apreensão da atenção de seu público alvo. 

#5. ScreenToaster 

Capturador de telas imotivado. Permite a fabricação de demos, tutoriais e cursos capturando as telas do seu computador, adicionando locuções e legendas. 

#6. Active Presenter 

Um substituto imotivado para o Camtasia oferece além da apreensão de tela, agitar a tela juntamente do mouse (pan along with the mouse), zoom ao longo a apresentação, anotações e balões de notas (call outs), destaque no cursor, trazer imagens e slides do PowerPoint, gravação do áudio interno independente do microfone. 

#7. Smart Pixel 

É um aplicativo de apreensão de tela imotivado e bem possível de utilizar. Permite realizar vídeos profissionais, tutoriais, vídeos de games, vídeos com webcam e vídeos caseiros em qualidade HD 1080p. 

#8. SRecorder 

Permite fazer vídeos e tutoriais gravando a tela do seu computador em alta qualidade e similarmente capturando o áudio. Leia o post Os formatos de vídeo aulas que você necessita saber e veja como a utilização de vídeos potencializa a aprendizagem de maneira criativa e execução. 

Ferramentas para obra de aulas ou palestras ao diligente 

Um dos recursos mais usados em cursos na internet é o utilização de salas virtuais, uma aula na internet realizada geralmente entre instrutor e alunos a partir de ferramentas específicas a esse fim, as quais permitem realizar da dependência virtual um local no qual a aprendizagem e-learning pode ser tão eficaz como numa dependência de classe presencial permitindo a fusão de informações e o compartilhamento de documentos e webcams ou apenas troca de experiências e resposta a dúvidas. A dependência virtual abre várias capacidades à formação e-learning criando um local similar a uma dependência de classe standard. 

#9. Hangout 

Hoje, com o Hangouts na internet Air do Google admitido, tornou- se uma ferramenta apontada tanto para videoconferências quanto para a prática de webinars. Imotivado e simples de usar, não tem fraqueza de integrantes e permite a incorporação (embed) em uma passagem ou site, além disso, o lanço é maquinalmente gravado e suscetível para compartilhamento pelo YouTube. 

#10. Rabbit 

Permite realizar videoconferências com até 10 indivíduos. É completamente imotivado e traz alguns diferenciais como a eventualidade de mandar links de vídeos que são capazes de ser vistos ao mesmo tempo por todos, não necessita de login ou credenciamento dos integrantes bastando fazer uma dependência e mandar o link aos convidados, completamente rede não exigindo nenhuma instalação ou plugin pré-requisito. 

#11. BBB – BigBlueButton 

Focado na interatividade, é um programa que disponibiliza recursos para compartilhamento de conteúdo dinâmico e interativo. Permite distribuir áudio, vídeo, artigo e documentos; disponibiliza chat, destituído que 2 integrantes são capazes de corporificar entre si ou público que o formador pode usar para pequenas mensagens ou treinos; as sessões são capazes de ser gravadas podendo ser em seguida disponibilizadas após; necessita de, não obstante, um complacente para instalação do sistema e com ótima desocupação de costado para garantir as transmissões. 

#12. Mconf 

Um sistema de rede aula seguro no BigBlueButton que oferece um portal de acesso desamarrado no formato de rede formal. 

O meio digital nos oferece uma série de opções de escolha, por isso não possuímos porque moderar o meio atual. Se você pretende que seus cursos tenham conteúdos fantásticos e memoráveis aproveite essas dicas para examinar e adaptar em sua fabricação, porém vale evidenciar que neste processamento é primordial supervisionar quem é o público alvo do seu curso para que o conteúdo fabricado seja arrumado de modo a garantir que o colegial continue alinhado do início ao fim do curso. 

Uma orientação é fazer em seu curso uma setor de incitação ou adaptar uma estudo de entusiasmo no qual você será capaz de ganhar feedbacks dos alunos quanto ao conteúdo disponibilizado e dessa maneira possa ter dados para moderar o resultado de sua fabricação e adaptar evoluções de maneira eficaz, porém essa já é uma demanda para outro post.

Plataforma EAD completa: Nochalks

Você pode utilizar todas as ferramentas listadas acima, mas também deve procurar uma plataforma EAD que una todas essas ferramentas em um só sistema, seguro, prático e 100% personalizável.

 Agora é apenas adotar as ferramentas que mais se adequam ao programa do seu curso na internet e iniciar a realizar conteúdos fantásticos. Bom trabalho!

Todas as funcionalidades e ferramentas que o seu projeto precisa, você encontra em uma plataforma EAD completa e segura como a Nochalks!

Categories: Ensino Remoto Plataforma EAD Vender cursos
Leave a comment